Secretária de Saúde em Paranaguá afirma não ter médico para contratar

Secretária de Saúde em Paranaguá afirma não ter médico para contratar

Atualizado em 19/01/2022 às 03:21

Em nota publicada hoje (13/01) no site da Prefeitura de Paranaguá, a secretária municipal de saúde confessa dificuldade de encontrar médicos para contratar.

O que ocorreu no início da pandemia parece estar nos assolando novamente. A escassez de profissionais de saúde especialmente médicos por conta de afastamentos por atestado ou mesmo por não terem interesse em trabalhar diretamente na linha de frente, afeta a agilidade no atendimento de pacientes com síndromes gripais ou sintomas da Covid-19”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Segundo Everllin Guiguer, diretora da Fundação de Assistência à Saúde (Fasp), a procura por candidatos às vagas nos processos seletivos tem tido uma baixa procura e essa mesma informação é confirmada pela secretária de saúde.

Segundo informações já noticiadas em vários veículos de comunnicação a nível nacional, não é só a falta de profissionais médicos que afeta a qualidade da assitência de saúde, mas principalmente enfermeiros e técnicos de enfermagem, ora visto que esses profissionais são os primeiros que tem contato com o paciente e que prestam os primeiros cuidados. É importante destacar também que os poucos profissionais que trabalham estão cansados e sobrecarregados com alta demanda de atendimento e que isso afeta diretamente a qualidade da assitência à população.

O esforço na assitênca á saúde

A Prefeitura de Paranaguá realizou o Processo Seletivo Simplificado em 2021 para a contratação de diversos profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e que o chamamento está ocorrendo mas que muitos profissionais não estão assumindo o cargo.

A perspectiva é que nas próxima semana haverá novo chamamento para os profissionais classificados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *