Senador Fabiano Contarato traz mensagem de calma e certeza do Piso da Enfermagem

Senador Fabiano Contarato traz mensagem de calma e certeza do Piso da Enfermagem

Segundo informações publicadas nesta quarta (01/03) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a enfermagem tem avançado nesta semana, referênte à consolidação da Medida Provisória (MP) do Piso da Enfermagem. Reunião que aconteceu ontem (28/02) com representantes da enfermagem, o senador Fabiano Contarato traz mensagem de calma e certeza do Piso da Enfermagem.

Solução do impasse do Piso da Enfermagem

A solução para este impasse, é a edição pelo governo federal, de uma MP que irá autorizar os repasse dos recursos já disponíveis, para o pagamento do novo salário para os profissionais. O governo federal já tem 28 bilhões de reais diponíveis para o pagamento do Piso da Enfermagem, aguardando apenas a assinatura do Presidente Lula na edição da MP.

Aconteceu nesta terça-feira (28/2), uma reunião com os representantes dos Conselhos Regionais (Corens), e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o autor da proposta de lei que deu origem a Lei do Piso da Enfermagem, a Lei nº 14.434.

Nessa reunião, o senador Fabiano Contarato (PT-ES), fez uma nova cobrança ao Ministério da Saúde (MS), para uma rápida solução para o pagamento dos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e parteiras, conforme valores estão previsto na lei aprovada em 2022, mas impedida pelo STF de ser cumprida.

A espera é longa, mas a vitória é certa

A declaração feita pelo Senador Fabiano Contarato, é de que a enfermagem não deve desistir e que a espera pode ser longa, mas a vitória com toda certeza é garantida. “A espera é longa, mas a vitória é certa”, declarou o senador Fabiano após reunião com a ministra da saúde Nísia Trindade.

Biografia do Senador Fabiano Contarato

Fabiano Contarato é um político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ele nasceu em Linhares, no Espírito Santo, em 6 de julho de 1961. Antes de ingressar na política, Contarato foi delegado de polícia, tendo atuado por mais de 30 anos na Polícia Civil do Espírito Santo.

Em 2018, Contarato foi eleito senador pelo Espírito Santo, tornando-se o primeiro senador declaradamente gay a ser eleito no Brasil. Ele se destacou por suas posições progressistas e defesa dos direitos humanos, tendo sido membro titular da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal e também da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

Alguns dos principais temas defendidos por Contarato incluem a proteção do meio ambiente, a luta contra a corrupção e a defesa dos direitos da população LGBT+. Ele também se destacou por sua atuação em questões relacionadas à segurança pública e aos direitos das mulheres.

Contarato é considerado um político com uma trajetória de combate à corrupção e às injustiças sociais. Ele se tornou uma voz ativa na defesa dos direitos humanos e na luta contra as desigualdades, tendo recebido apoio de diferentes setores da sociedade civil.

Greve Geral Nacional da Enfermagem

O Fórum Nacional da Enfermagem, juntamente com entidades que representam esses profisisonais, tem cobrado o Governo Federal e a Casa Civil, para a publicação urgente da MP afim de resolver o problema e evitar a Greve Geral da Enfermagem programada para o dia 10 de março.

Com fontes do Cofen.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *