Teste imunológico para gravidez (TIG)

Teste imunológico para gravidez (TIG)

O teste imunológico para gravidez (TIG), é um método laboratorial utilizado para detectar a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue ou na urina da mulher. O hCG é produzido pelo tecido trofoblástico após a implantação do embrião no útero, e sua presença é um indicador confiável da ocorrência de gravidez.

Ambos os testes servem para dá o diagnóstico de gravidez.

Tipos de testes imunológicos para gravidez

Existem dois tipos principais de testes imunológicos para gravidez: qualitativos e quantitativos. Os testes qualitativos fornecem um resultado positivo ou negativo para a presença de hCG, enquanto os testes quantitativos medem a concentração específica do hormônio no sangue.

Testes qualitativos (teste rápido para gravidez)

Os testes imunológicos para gravidez utilizam anticorpos específicos para reconhecer e se ligar ao hCG. Os testes qualitativos, como os kits de teste de gravidez caseiros, geralmente utilizam uma tira ou cartucho reagente que contém anticorpos marcados com uma substância corante.

Esses testes também são chamados de teste rápido para gravidez. Eles podem ser encontrados facilmente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em farmácias.

Quando a urina contendo hCG entra em contato com os anticorpos, ocorre uma reação que produz uma linha ou símbolo colorido, indicando um resultado positivo.

É sempre importante verificar as recomendações do fabricante do teste.

Testes quantitativos (exame laboratorial)

Os testes quantitativos são realizados em laboratórios e exigem uma amostra de sangue da mulher. Estes testes, são baseados em ensaios imunoenzimáticos, como o ensaio imunoenzimático de micropartículas (MEIA) ou o ensaio imunoenzimático quimioluminescente (CLIA).

Esses ensaios, utilizam anticorpos específicos para o hCG que estão ligados a uma enzima ou substância quimioluminescente. Quando o hCG está presente na amostra, ele se liga aos anticorpos, desencadeando uma reação que produz um sinal detectável proporcional à quantidade de hormônio presente. A concentração de hCG é então calculada a partir desse sinal.

Os testes imunológicos para gravidez, são altamente sensíveis e específicos, podendo detectar a presença de hCG em estágios iniciais da gestação.

No entanto, é importante lembrar que outros fatores, como o tempo decorrido desde a concepção e a concentração de hCG na amostra, podem afetar a precisão do teste. Portanto, é sempre recomendável consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e apropriado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *