Você já conhece o freio nasal?

O que é um freio nasal?

É uma nova técnica de fixação (corda com um clipe nasal desenvolvido pela AMT Bridle). O cateter enteral é fixado externamente por um clipe que segura o cateter e uma fita que forma um “freio” em torno do osso vômer (pequeno osso achatado que forma a parte inferior e posterior do septo nasal), esses procedimentos seriam os mais adequados para fixação do cateter no paciente com queimadura de face pois não utilizam adesivos na pele, porém são procedimentos médicos e uma delas ainda pouco difundida no Brasil (BEAVAN et al., 2010).

Um freio nasal é um método de segurança usado para desencorajar pacientes, jovens ou idosos, de puxar seu tubo de alimentação nasoentérico. Os relatórios mostram que 40% dos tubos de alimentação nasogástrica são desalojados, o que pode levar à colocação cirúrgica desnecessária de um dispositivo de alimentação ou à conversão para suporte nutricional parenteral.  Um freio nasal é uma maneira eficaz e segura de proteger o tubo nasal do paciente, mantendo fluxo nutricional para o paciente, afirma a AMT Bridle.

O sistema de freio nasal tem várias peças distintas:

1 – uma sonda de recuperação azul; 

2 – um cateter com estilete de segurança removível e tubo de freio azul; 

3 – um clipe pré-fixado; 

4 – uma ferramenta de remoção; 

5 – um pacote de lubrificante. 

A maioria desses componentes serve para colocar o freio no lugar dentro da nasofaringe. Uma vez inserida corretamente, somente a tubulação de freio macio e o clipe do dispositivo permanecem. As outras peças são descartadas.

A sonda de recuperação azul e o cateter têm fortes ímãs de terras raras nas suas pontas. A sonda de recuperação é inserida na narina sem um tubo nasal. O cateter com estilete de segurança e tubo de rédeas é inserido na narina oposta. Tanto a sonda como o estilete avançam para a parte traseira do septo nasal, onde os dois ímãs se conectam ao redor do osso vômer dentro da cavidade nasal. Os ímãs permitem que as duas peças se unam, criando o laço de freio com a tubulação de freio.

Uma vez que o laço de freio tenha sido estabelecido, deslize o grampo pré-fixado até o tubo de freio para aproximadamente 1 cm ou, alternativamente, a largura de um dedo a partir da narina e logo acima do lábio. Em seguida, coloque o tubo nasal na região do tubo nasal definida no clipe. A partir daqui, pegue os fios soltos do tubo de freio e coloque-os dentro do clipe e feche o clipe. Uma vez fechado o clipe, amarre os dois cordões do cateter de freio juntos em um simples nó abaixo do clipe e corte o excesso de 1 cm abaixo do nó, fixando o tubo nasal.

Melhorando os resultados nutricionais, reduzindo os custos de retirada do tubo nasal.

A AMT Bridle afirma que:

Reduz drasticamente a retirada em 72% *

Reduzir os custos da duração prolongada da estadia devido a uma nutrição abaixo do ideal

Reduzir os custos do tempo dos médicos para substituir o (s) tubo (s) nasal

Reduzir os custos do novo tubo nasal, fórmula e suprimentos

Reduzir despesas não reembolsadas sob cuidado gerenciado

Reduzir os custos da radiografia secundária ou fluoroscopia

Reduzir os custos das condições adquiridas no hospital pela migração do tubo nasal

Como funciona um freio nasal?

Uma vez que o tubo de freio é passado através de ambas as narinas e ao redor do osso vômer, ele usa a estrutura da cavidade nasal, especificamente o osso vômer, para manter o tubo de alimentação no lugar. Se os pacientes puxarem o tubo, sentirão um pouco de pressão sobre o osso, tornando o freio desconfortável por um momento, mas não doloroso. Isso os impede de continuar a puxar o tubo. O objetivo é proteger o tubo nasal sem causar danos.

A AMT Bridle afirma que a nova técnica pode reduzir o risco de complicações pelo uso de um tubo de alimentação sem danificar o nariz ou causar dor ao paciente. Ele impede a tração e também ajuda a evitar o deslocamento acidental do tubo de alimentação, dando ao paciente mais liberdade para se movimentar normalmente.

Com um dispositivo, não há motivo para colocar fita ou suturar o tubo de alimentação no lugar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *