Enfermagem de amazônas se mobiliza pela votação do piso salarial (1)

Em Salvador os profissionais de Enfermagem realizam mobilização

Enfermagem realiza mobilização em prol da aprovação do piso salarial da categoria.

Profissionais de Enfermagem de todo o país participam, na próxima terça-feira (8/3), de uma ampla mobilização em prol da aprovação do piso salarial da categoria, promovido pelo Fórum Nacional da Enfermagem. Em Salvador, a mobilização conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). A concentração acontecerá no Porto da Barra, a partir das 8h. Também estão confirmados atos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais do país.

Mulheres em destaque na enfermagem

Cerca de 85% da força de trabalho em Enfermagem é composta por mulheres. Por isso, o ato foi marcado para acontecer no Dia Internacional da Mulher. A proposta do piso, em tramitação na Câmara dos Deputados, na forma do Projeto de Lei 2564/20, estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

“O trabalho das mulheres antigamente era direcionado quase exclusivamente ao cuidado. Cuidavam dos maridos e filhos em casa, e mais tarde passaram a sair para cuidar do outro”, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem da PUCPR, Ana Beatriz Costa, sobre a grande participação das mulheres na área, comparativamente a outros setores.

Presidente do Coren-BA, Giszele Paixão

Para a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, a mobilização e os atos pelo país pelos profissionais de enfermagem, são de extrema importância para dar visibilidade a esta causa que busca promover a valorização da categoria. “Este é um projeto de lei que foi aprovado por unanimidade no Senado, em novembro do ano passado. Agora precisamos de apoio na Câmara dos Deputados, para que o projeto seja votado com urgência, na forma em que foi aprovado pelos senadores, para que possa ser sancionado. Estamos falando de uma categoria que está na linha de frente do combate à Covid-19, seja na vacinação ou no tratamento de pacientes em hospitais e demais unidades de saúde”, ressaltou Giszele.

Mobilização Nacional

Atos em todo o país marcam, neste 8 de Março, a luta da Enfermagem pelo Piso Salarial. As ações foram articuladas pelo Fórum Nacional da Enfermagem, com apoio do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Em Brasília, a concentração será às 13h, em frente ao anexo 1 da Câmara dos Deputados.

Criado em torno da luta pela jornada de 30h, o fórum abraçou diversas lutas da categoria, incluindo o Piso Salarial, demanda histórica da Enfermagem, como instância privilegiada de diálogo e concertação entre entidades. É composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, incluindo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).

Fonte: Ascom – Cofen e Coren-BA, PUCPR,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *