SEM PISO, SEM ENFERMAGEM, é o lema da Greve no Rio de Janeiro que acontece hoje

SEM PISO, SEM ENFERMAGEM, é o lema da Greve no Rio de Janeiro que acontece hoje

Com o tema ”SEM PISO, SEM ENFERMAGEM”, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) e outros representantes da categoria da enfermagem, realiza nesta sexta (10/03), greve por tempo indeterminado.

Profissionais da Enfermagem realizam Greve Geral por tempo indeterminado
Profissionais da Enfermagem realizam Greve Geral por tempo indeterminado.

Segundo o SindEnfRJ, existem 300 mil profissionais de enfermagem no estado do Rio de Janeiro, e que o sindicato espera que pelo menos 70% da categoria participe da greve.

A motivação da greve dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, é pela demora do Governo Federal em emitir a Medida Provisória para o pagamento do Piso Salarial da categoria que foi aprovado pela Lei nº 14.434 de 4 de agosto de 2022, mas que foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), até que o governo garanta o pagamento à categoria.

Marcada para o dia 10 de março, os profissionais da enfermagem, enfermeirostécnicos de enfermagem e representantes da categoria, estão se mobilizando para Greve Geral da Enfermagem 2023 em vários locais do Brasil.

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro entraram na Justiça para impedir a greve. Eles conseguiram na justiça que fosse concedido parcialmente a liminar na quinta-feira (09/03), pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1.ª Região (TRT). Com isso, 80% dos trabalhadores da rede privada terão que permanecer em seus postos de trabalho. Já na rede pública, 30% dos trabalhadores continua no serviço, conforme determina a legislação.

Convoca a categoria para uma assembleia online

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) convoca a categoria para uma assembleia online, nesta sexta-feira (10/03), a partir das 17h, para discutir a greve que iniciou às 0h.

Durante a manhã, centenas de profissionais de Saúde se reuniram em frente ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, para reivindicar o pagamento do Piso Salarial Nacional.

Representantes da Enfermagem e parlamentares que apoiam a causa, como a deputada federal Jandira Feghali (PCdo B-RJ), discursaram por cerca de duas horas. Depois, o grupo seguiu pela Avenida Presidente Vargas até a Avenida Rio Branco, em direção à Cinelândia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *