MP do Piso da Enfermagem é deixada de lado em reunião na Casa Civil

MP do Piso da Enfermagem é deixada de lado em reunião na Casa Civil

Aconteceu nesta sexta-feira (24), a reunião interministerial na Casa Civil com o Ministro Rui Costa. A expctativa, era de que a Meida Provisória (MP) do Piso da Enfermagem fosse dicutida, porém, o fato não aconteceu.

O foco na reunião na Casa Civil foi o Bolsa Família, enquanto isso, ninguém tocou no tema da Medida Provisória, que tantos os profissionais da Enfermagem precisam, para que de fato a Lei 14.434 tenha sua suspensão cancelada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Fontes próximas ao Governo informam que, “manobras estão acontecendo nos bastidores do Governo Federal, para que a MP do Piso da Enfermagem não avance”, como foi confirmado pelo Enfermeiro Davi Apóstolo, em suas redes sociais.

A Medida Provisória do Piso da Enfermagem, é o último passo para que os profissionais da Enfemagem recebam o novo salário no contracheque.

Greve Geral dia 10 de março

Segundo Davi Apóstolo, o setor patronal está se mobilizando dentro do Governo Federal e dentro do Congresso, para conseguir a desoneração da folha, mas o Governo não tem interesse em perder essa arrecadação, ainda mais com os compromissos feitos dos benefícios sociais, como Bolsa Família.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizará uma Marcha em Brasília na Semana do dia 27 de março, com o objetivo de invalidar definitivamente a Lei 14.434. “Entendeu o motivo da enfermagem está mobilizada para o dia 10 de março?”, pergunta Davi.

A categoria da Enfermagem, está se mobilizando e se organziando para Greve Geral Nacional no dia 10 de março de 2023. O Fórum Nacional da Enfermagem, representando várias entidades como Aben, Cofen, Anaten, FNE, convocou em janeiro, os profisisonais e Sindicados para a paralisação que aconteceu no dia 14 de fevereiro, e para a greve que tem data marcada para o dia 10 de março, caso a MP do Piso da Enfermagem não saia.

O STF, deu o prazo para o Presidente Lula, até o dia 28 de fevereiro para emissão da MP. Os EnfermeirosTécnicos e Auxiliares de Enfermagem, se sentem iludidos com tanta demora em desbloquear os recursos já aprovados para o pagamento do piso.

O Governo Federal, já tem disponível em fundos aprovados 28 bilhões de reais para o pagamento do piso da categoria, esperando apenas a emissão da Medida Provisória.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *