Em Curitiba Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem farão greve na próxima sexta

Em Curitiba Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem farão greve na próxima sexta

Profissionais da Enfermagem farão greve na próxima sexta-feira (10/03), informou o SINDESC nesta terça (07/03). A decisão atende o pedido dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem após o Governo Federal não emitir a MP do Piso salarial da categoria.

O SINDESC (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Curitiba e Região), informou aos trabalhadores e aos estabelecimentos de saúde através de ofício circular, que atenderá o pedido da categoria e do Fórum Nacional da Enfermagem.

Em ofício SINDESC informa ainda que “o direito à greve assegurado a todos os trabalhadores pelo art. 9º da Constituição Federal de 1988 e pela Lei 7.783/1989, sendo assim, os profissionais da enfermagem de Curitiba e Região somarão ao movimento grevista da categoria em âmbito nacional exigindo o respeito e efetiva aplicação do Piso Nacional da Enfermagem, conforme aprovado pela Lei 14.434/2022“.

Leia o documento.

Convocação para Greve Geral da Enfermagem 2023

Fórum Nacional da Enfermagem, formado por entidades que representam a categoria, fez a convocação para a GREVE GERAL DA ENFERMGEM e emitiu uma nova nota sobre a Greve Geral semana passada.

No dia 14 de fevereiro, os profissionais de enfermagem realizaram manifestação em todo o país cobrando solução a respeito do Piso Salarial. No mesmo dia da manifestação, o Presidente Lula se comprometeu com o Piso da Enfermagem, a fala aconteceu em Santo Amaro (BA).

Dia 28 de fevereiro, encerrou o prazo dado ao Governo Lula pelo STF para emissão da MP do Piso da Enfermagem. O Fórum já havia comunicado os profissionais que se o Presidente Lula não emitisse essa MP até o dia 28, a greve continuaria de pé. Essa Medida Provisória é o último passo para que o Piso da Enfermagem possa ser pago e a Lei nº 14.434 entre em vigor. A demora do governo em emitir e a MP do Piso da Enfermagem, tem frustrado os profisisonais em todo o país, que tem se decepcionado com as promessas não cumpridas do atual governo.

Segundo informações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), já estão disponíveis 28 bilhões de reais para o novo salário dos profissionais.

O Fórum Nacional da Enfermagem ainda não se manifestou sobre possíveis greves e manifestações depois do dia 10.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *